EDUCAÇÃO PATRIMONIAL É FUNDAMENTAL

Projeto aprovado no Artigo 18, da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Pronac 204630 e em tramitação na Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Estado de Minas Gerais

PROMOVER EDUCAÇÃO PATRIMONIAL para jovens alunos, através de visitas monitoradas no Museu das Reduções de Ouro Preto, associadas às disciplinas curriculares o ensino fundamental (4º ao 6º anos). Inspirado em experiências bem sucedidas no antigo Museu das Reduções em Amarantina, Ouro Preto, MG, este projeto promoverá a prática da educação patrimonial (com foco em despertar nos jovens o sentimento de pertencimento),utilizando o novo espaço expositivo do Museu das Reduções, em Cachoeira do Campo, Ouro Preto, bem como seu conteúdo inter e multidisciplinar que o acervo oferece no auxílio da aprendizagem curricular, ou seja, associar as peças do museu com as disciplinas cotidianas (história, geografia, ciências, artes, matemática) dos alunos do 4° ao 6º ano do ensino fundamental, preferencialmente, das redes públicas.

Além de conscientizar jovens sobre a importância da preservação do patrimônio, despertando maior interesse pelas disciplinas curriculares, através de didática nova e dinâmica. O projeto PROMOVERÁ EVENTO ARTÍSTICO CULTURAL com apresentações no entorno do Museu, buscando promover maior interação da comunidade local para com seu patrimônio.

O projeto também prevê a realização de PALESTRAS, a título de CONTRAPARTIDAS SOCIAIS, com temas sobre a importância da leitura e sobre a elaboração e execução de projetos culturais.

O PROJETO

Promover Educação Patrimonial com 4.000 jovens alunos, 4º ao 6º ano do ensino fundamental, das cidades da Região dos Inconfidentes e circunvizinhas, utilizando o acervo do Novo Museu das Reduções, em Cachoeira do Campo, Ouro Preto, para trabalhar de forma prática e dinâmica, algumas disciplinas curriculares;

Criar ferramentas para continuidade ao conteúdo absorvido no Museu dentro da sala de aula. Material pedagógico (4.000 apostilas) para continuidade ao conteúdo absorvido no Museu dentro da sala de aula;;

Realizar um evento com apresentações artísticas/culturais no entorno do Museu, desta feita, tendo a comunidade local e visitantes em geral. Será um dia de alegria com brinquedos, pipoca e algodão doce para a criançada; apresentações teatrais e musicais para toda a família; gastronomia e artesanato para todos os gostos;

Fomentar a retomada do Novo Museu das Reduções.

Promover duas palestras a título de CONTRAPARTIDAS SOCIAIS, com temas sobre a importância da leitura e da produção e execução de projetos culturais.

 

 

INVESTIMENTO R$250.000,00
(duzentos e cinquenta mil reais)

O valor de R$250.000,00 é referente ao patrocínio exclusivo e possibilitará a realização integral do projeto (livro + duas oficinas), bem como de suas contrapartidas.

CONTRAPARTIDAS AO PATROCINADOR

1. Contrapartida monetária/tributária

1.1 dedução do valor do patrocínio no Imposto de Renda devido, via Lei Federal de Incentivo a Cultura, artigo 18º;

2. Contrapartida de imagem

2.1 Possibilidade de fixação de placa permanente de Honra ao Mérito com logomarca do Patrocinador, na fachada do Novo Museu das Reduções;

2.2 Inserção da logomarca do Patrocinador com destaque nas 4.000 apostilas pedagógicas;

2.3 Inserção da logomarca do Patrocinador com destaque nos convites e folders dos eventos;

2.4 Inserção da logomarca do Patrocinador com destaque nos banners de divulgação;

2.5 Inserção da logomarca do Patrocinador em todas as veiculações digitais, e-mails, mídias sociais etc.

2.6 Citações do Patrocinador durante todas as visitas monitoradas e várias vezes durante os eventos, agradecendo a viabilização das atividades;

2.7 Releases enviados para veículos de comunicação através de assessoria de imprensa;

3. Contrapartida social

3.1  Democratização de acesso de alunos de escolas pública para visitação do Museu das Reduções, em Cachoeira do Campo, Ouro Preto;

3.2 Geração de renda e fomento da economia local, através de stands bem montados para divulgação/venda de artesanato e gastronomia;

3.3 Promoção de lazer e diversão para comunidade local e visitantes;

3.4 Possibilidade de realização das atividades do projeto com filhos dos colaboradores do Patrocinador, bem como para os mesmos através de adequação no conteúdo das visitas.