Revista memória CULT, nº29
R$9,90
Editorial memória CULT 29
Fim de 2020, ano que praticamente não existiu.
Corona vírus, o grande vilão que irá trazer o ano para 2021 enquanto milhares de brasileiros sucumbem à sua letalidade, matando milhões mundo afora.
No cenário acima, conseguimos chegar ao número 29 desta memória CULT!
Na capa, a prisão de Cláudio Manoel da Costa, no saguão térreo da Casa do Contratador João Rodrigues de Macedo, sendo levado para a prisão nobre que marcou indelevelmente a história da futura “Casa dos Contos de Ouro Preto”, palacete repleto de história…
Toninho Horta, o singular artista mineiro é entrevistado desta edição. A entrevista precede ao Grammy Latino 2020, vencido por Toninho e a Orquestra Fantasma, com o álbum ‘Belo Horizonte’. Não poderíamos deixar de registrar e exaltar este impressionante triunfo desses ilustres mineiros.
O desembargador Bruno Terra Dias descreve o ambiente temporal de Felipe dos Santos, nessas celebrações dos 300 anos de Minas.
A seguir, a contundente defesa do Herói Nacional, o Tiradentes, pelo promotor Marcos Paulo de Souza Miranda.
O juiz aposentado Auro Andrade, no mesmo diapasão, nos demonstra a importância história do Alferes Mártir da Inconfidência Mineira.
O jornalista Mauro Werkema descreve sobre os 300 anos da Capitania de Minas Gerais.
E, finalmente, o professor Manoel Hygino dos Santos mostra a cidade de São Romão, no Norte de Minas.
Boa leitura.
Eugênio Ferraz
Diretor Executivo e Editor Geral da Memória CULT
Membro do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e do IHGMG. Servidor do Ministério da Fazenda desde 1974, foi seu Superintendente em MG de 1998 a 2011 e, a seguir, Diretor-Geral da Imprensa Oficial do Estado de Minas Gerais
3 em estoque
Descrição
REVISTA MEMÓRIA CULT
A revista Memória CULT nasceu com o objetivo de valorizar e discutir a história, a cultura e a arte de Minas e do Brasil, além do turismo, do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável. Dessa forma, contribui para a valorização desses princípios, por meio de opiniões de especialistas brasileiros e estrangeiros.
Atrela-se a isso a prestação de serviço público, tendo em vista que, além da importância das manifestações culturais e artísticas para a consolidação de uma identidade social, na questão histórica, a revista possui atuação firme em defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Turístico e Ambiental, de propriedade e interesse de todos os cidadãos.
A Memória CULT aborda o passado de Minas e do Brasil, sem deixar de primar pela discussão acerca do futuro do estado e do país.
A revista foi editada pela primeira vez em dezembro de 2010, e já se tornou especial no cenário atual, tendo em vista a escassez de publicações que cumpram as tarefas assumidas pela publicação, destinando-se a diversificado público alvo, principalmente de Belo Horizonte e Região Metropolitana.
Ex-superintendente do Ministério da Fazenda em Minas Gerais, onde fez carreira de 40 anos e foi o titular máximo por 14 anos, também tendo sido por 6 anos o Diretor-Geral da Imprensa Oficial do Estado de Minas Gerais, membro do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e Fundador do Sistema de Museus de Ouro Preto, o engenheiro-restaurador, jornalista e escritor Eugênio Ferraz é o diretor-executivo e editor geral da Memória CULT.
Inconfidência Mineira
A Memória CULT apresentou, de forma inédita, o primeiro retrato de um Inconfidente. Trata-se da reconstituição cientifica da face de José Resende Costa, elaborada pelo especialista da Unicamp prof. Eduardo Daruge, com a colaboração de peritos da Inglaterra.
Além da citada reconstituição, a revista (na terceira edição) resgatou a história dos Inconfidentes, escrita a partir dos mais recentes estudos e pesquisas por cerca de 15 historiadores e pesquisadores. Divulgada no dia 14 de abril de 2011, a revista Memória CULT, que, inclusive, foi distribuída a agraciados e convidados para a cerimônia de entrega da Medalha da Inconfidência, ocorrida em Ouro Preto naquele 21 de abril, tem sido objeto de elogios por renomados especialistas em razão de seu conteúdo e primoroso acabamento.
Nhá Chica
Na edição n° 7 a Memória CULT foi dedicada especialmente ao registro da Comenda Ambiental Estância Hidromineral de São Lourenço e a Nhá Chica que foi beatificada no dia 4 de maio de 2013.
A Revista trouxe um artigo inédito sobre a descoberta das ruínas da capela onde a “santinha” teria sido batizada no distrito de Santo Antônio do Rio das Mortes Pequeno, Município de São João del-Rei.
São este alguns exemplos de matérias e artigos da Revista.
Dentre nossos autores/colaboradores, citamos: Angelo Oswaldo de Araújo Santos, ex-Secretário de Estado de Cultura; Auro Aparecido Maia de Andrade – Juiz de Direito aposentado, ex-diretor do Fórum de São João del-Rei; Bruno Terra Dias – Desembargador, ex-presidente da AMAGIS; Ivo Porto de Menezes – Professor; José Afrânio Vilela, Desembargador; Marcos Paulo de Souza Miranda, Promotor de Justiça, ex-coordenador das promotorias de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico de Minas Gerais; Professor Manoel Hygino dos Santos, dentre vários outros.
Citamos, também, alguns entrevistados pela Memória CULT: Benito Barreto, Escritor; Cacá Diegues, Cineasta; Ferreira Gullar, Poeta; Jarbas Soares Júnior, Membro do Conselho Nacional do Ministério Público; Olavo Romano, Presidente da Academia Mineira de Letras; dentre outros.
Informação adicional
Peso | 0.12 kg |
---|---|
Dimensões | 21 × 27 × 0.5 cm |
Avaliações
Não há avaliações ainda.